sábado, 2 de novembro de 2013

É um sonho



Caros amigos e amigas

Fazer 45 minutos nos 10km foi para mim um verdadeiro desafio, baixar dos 45', parecia-me uma barreira intransponível. Fiz 42'04"na corrida Montepio. É um sonho, à 4 meses atrás nunca pensei lá chegar. Os sonhos ajudam nos objectivos que traçamos na vida. O atletismo também como outras disciplinas desportivas ajudam-nos a tirar verdadeiras lições de vida.
Fiz a corrida num andamento constante, contando para isso com a ajuda do Rui Lacerda que fez de lebre todo o percurso e também o Carlos Henriques no último km puxou por mim para na meta acabarmos a 3'53". 
Ao km 5 ia com 21'01", o que demonstra em parte a minha regularidade nesta prova.
Entre o km 6 e o 7, senti algumas dificuldades, mas nesta altura eu sentia que ia conseguir baixar dos 43', o que me ajudou a ultrapassar as dificuldades que ia a sentir.
A partir do 8 km senti-me melhor e retomei os 4'13" de andamento e nos últimos 500m, foi sempre abaixo dos 4'00". Estas provas são de facto entusiasmantes.

Nesta foto não se ve o Rui Lacerda, mas ele ia um pouco à minha frente.



Gostaria de realçar o carácter solidário desta prova, eu gosto de correr, e se puder ajudar os outros ainda melhor, é a cereja em cima do bolo.
Sugeria às organizações e entidades, que todas as corridas pudessem contribuir para aqueles que necessitam de ajuda nestes tempos difíceis em que vivemos.


Ano 2014

Penso que para o ano conseguirei baixar dos 40' nos 10km e vou ter isso como objetivo para 2014. Eu gosto de velocidade e estas provas são para mim as que mais gozo me dão.

Em relação às meias-maratonas, sei que tenho muita progressão para ainda conseguir resultados. Gostaria de em 2014 chegar à 1h30, não vou ficar ansioso por isso, pois não vai ser fácil e requer muita dedicação nos treinos, mas é bom traçar objectivos para não andarmos à deriva.

Agora que estou a andar um pouco mais depressa, comecei a perceber a problemática das lesões e em 2014 terei de ter muita atenção aos conselhos da Mister Rita Borralho, pois uma lesão mais séria, pode comprometer toda uma época de treino, com todos os efeitos negativos psicológicos e físicos, que pode provocar.

O grupo RB tem sido para mim uma experiência espetacular, não só na vertente desportiva mas também na camaradagem saudável entre todos. Fui muito bem acolhido no grupo que continua a crescer e espero que todos, com inteligência, possamos manter o grupo unido e focado nos objectivos traçados e orientados pela mister Rita Borralho.

O exemplo da Rita deve ser realçado por todos nós, apaixonados do atletismo, pois eu acho uma perda para a modalidade não haver outros ídolos do passado a orientar e a passar o seu conhecimento para os mais novos, não só promovendo a modalidade mas também o bem estar físico e psicológico de quem gosta de correr.
A Rita está de parabéns pela iniciativa e promoção do RB Running, é de facto uma grande Atleta, que com a sua dedicação a todos nós, é impossível ficar indiferente.

Abraço a todos

Pedro Ferreira.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário